#SomosTodosLíderes

Por Lana de Souza


líder

substantivo de dois gêneros

  1. indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros.

Líder!

Foi assim que Raull Santiago, integrante do Coletivo Papo Reto, foi identificado em uma matéria sobre o concurso World Press Photo 2016. E é assim também que muitas pessoas que querem falar com o Papo Reto chegam. Achando que vão falar com o LÍDER. Será que vocês compreendem de fato o que é ser Coletivo? Será que vocês estão buscando as referências corretas sobre o que nós somos?

Sem título

Reparem que o significado da palavra fala sobre AUTORIDADE e COMANDO. E não, isso não existe no nosso grupo. O que temos nessa nossa família diferenciada são perfis específicos. O Raull, por exemplo, se tornou uma pessoa mais popular devido a sua “falta de vergonha na cara” (risos) para colocar as coisas em pratos limpos onde quer que seja. Mas vou contar o maior segredo já revelado nesta sociedade: O Coletivo Papo Reto é formado por 8 (OITO) pessoas. Calma, vou deixar vocês beberem um copo d’água com açúcar para se recuperarem dessa notícia.

(…)

Pronto? Então vamos seguir!

Não acho que exista inocência em perceber que quando brinco, dizendo que Raull é “muita mídia”, isso significa que sim, ele está nesse posto de Articulação e porque não “relações pública”?. O cara é foda mesmo! Mas perguntem ao próprio Santiago se é possível fazer o que ele faz hoje sem os outros integrantes do Coletivo?

11001553_654267054699877_4972033887567466366_o

Sabem a Renata Trajano? Pois é, ela tem uma parada que mais ninguém na equipe tem. A manha da mediação de conflito. Só vendo essa mulher em campo para entender o que estou dizendo. Já o Thainã de Medeiros é a cabeça mais fria e cautelosa que temos. Se não fosse ele, o Coletivo já teria feito muita bobagem por aí. rs

O Carlos Coutinho é o fotógrafo com um olhar cirúrgico, preciso e humano. As suas fotos e vídeos são de extrema importância para que possamos comunicar aos nossos o que vivemos por aqui. Já a Ananda Trajano, segue o caminho da Renata (sua mãe) e tem trilhado um caminho de mediação muito forte entre a galera mais jovem (ahhh esses adolescentes…), além de viver dizendo que #TrabalhaProCout.

O Calazans é o nosso cara das reflexões. Calazans fala pouco, mas quando fala sério (Porque adora uma piadinha esse MC rs) consegue deixar todo o resto do grupo em silêncio, pra ouvir, pra aprender, pra se inspirar. E agora dá licença, pq somos um coletivo internacional! rs Charli voltou para o seu país para terminar o seu trabalho de pesquisa, mas continua contribuindo ativamente com as missões internas do Coletivo. Charli volta logo! Eu hein! rs

Ahh e tem eu! dizem por aqui que eu sou “A produtora”. Dizem, porque na prática eu sou a chata que reclama e questiona tudo “Será que vai funcionar?” “Não acho que seja certo!”. O Thainã diz que ser chato é importante para o trabalho andar. Então, acho que cumpro o meu papel muito bem.

Sim, Raull, vai continuar sendo “muita mídia”, ele tem esse perfil. Mas não, não temos um líder. Como o próprio Raull disse “Só uma correção: Todos e todas no Papo Reto são as lideranças do Papo Reto

Avante Coletivo!

#FamíliaPapoReto

#ColetivoPapoReto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s