DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

Por Raull Santiago


Hoje é o DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS.

Para muitos de nós, pretos e pretas, pobres e moradores de favelas, uma constituição que garante além dos deveres, direitos, é muito importante. Porém, diariamente nossos direitos são violados, negados e na maioria das vezes, nunca tivemos acesso a eles.

Garantir a vida é a instância máxima dos direitos humanos, mas também as formas dessa garantia devem ser cuidadas e aplicadas, através de uma educação boa, saúde de qualidade, saneamento, moradia e tudo aquilo que está eternizado a tinta no livro da nação brasileira, nos artigos 6 e 7 da Constituição Federal, TÍTULO II – DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS.
Nestes artigos, fala-se sobre os direitos básicos de sobrevivência do ser humano, o mínimo que precisamos para viver e crescer, aquilo que nos usurpam diariamente em esquemas fraudulentos, de por exemplo, instituições e pessoas que estando em cargos de comando e poder, pensam no singular, ao invés de coletivo, pondo seus interesses pessoais acima até da própria Constituição, rasgam o livro, na verdade.

No dia internacional dos Direitos Humanos, não temos o direito de ver o sorriso do Eduardo, jovem de 10 anos, assassinado no Complexo do Alemão por um policial.
Também não veremos os sorrisos de Wesley, Wilton, Roberto, Carlos e Cleiton, os cinco jovens que foram assassinados em um atentado terrorista da polícia do Estado, no Complexo da Pedreira.

Assim como muitas mães de policiais, não irão ver o sorriso de seus filhos e filhas, arrancados da vida com a violação máxima dos diretos humanos, a execução.

1926265_468420269962099_6628822982149961044_o
Charge Latuff/2014

Como já falei antes, os Direitos Humanos em sua forma mais plena, é a garantia da vida. Todas essas mortes são terríveis e apontam o quanto ainda precisamos trazer para a prática esse entendimento sobre a importância de se trabalhar e espalhar a essência dos DH.

O dia 10 de Dezembro é uma data importante, representa um passo a frente gigantesco no mundo, mas ainda muito em simbologias utópicas, quando diante de uma cruel realidade de violações.

Direitos Humanos, essa palavra é um escudo contra o ataque feroz de violadores e uma forma de pensar a sociedade a partir daquilo que seria ideal e justo.

No DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS:
Os nossos mortos não serão esquecidos!

No DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS:
Não deixaremos todos esquecerem que em alguns espaços da cidade, as violações desses direitos são constantes e que na maioria das vezes, quem os viola são agentes públicos.

No DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS:
Lembraremos a todos que ainda precisamos o fazer valer, pois nossos exemplos nas favelas, são o nosso sangue escorrendo em becos e vielas, que provam as violações dessa brilhante teoria.

Para finalizar e refletir, deixo uma de minhas #PoesiasdeLiteraturaPesada sobre esse tema.

-> Nessa cidade sangrenta,
Violencia dá ibope.
Muito lucro e discursos,
Em cima do sangue do pobre.
Direitos Humanos,
Garantem o direito à vida,
Segurança e educação.
Saúde e moradia.
Trabalho, lazer, alimentação,
Igualdade.
Previdência social,
Proteção, liberdade.
Universalidade,
Pois se aplica a todas as pessoas.
Indivisibilidade,
Não se fragmenta, porra!
Interdependência,
Por ser indispensável.
Imprescritível, para sempre.
Inalienável.

Pronunciação difícil,
Apenas palavras.
Pois nas favelas todo dia,
Elas são violadas.
Desrespeitadas por quem deveria fazer valer.
Atropeladas por quem diz,
Servir e proteger.
Está tudo errado, o caos formado.
Amarildo, Eduardo, Dalva, Beth e tantos outros,
Todos assassinados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s